São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS DINOSSAUROS ESTÃO REALMENTE EXTINTOS?

Os dinossauros, os répteis gigantes que habitam a imaginação humana, estão vivos. Na última década, a maior parte dos especialistas passou a aceitar que, do ponto de vista da anatomia, os pássaros fazem parte da árvore genealógica dos dinossauros.
Os dinossauros dominaram a Terra por 165 milhões de anos e teriam desaparecido há 65 milhões de anos. Até o momento, já foram identificadas 350 espécies.
Mas esse número é apenas uma pequena parte de todas as espécies que existiram antes que os dinossauros sumissem misteriosamente da face da Terra.
Os pássaros e os dinossauros compartilham muitas características. Ambos possuem vísceras musculosas para triturar os alimentos.
Alguns dinossauros viveram como pássaros, em grandes bandos migratórios, cuidando de sua prole em locais específicos. Fósseis desenterrados recentemente na Mongólia fornecem mais evidências que ligam os pássaros aos dinossauros.
Em matéria de inteligência, os papagaios têm a mesma relação entre o tamanho do cérebro e do corpo que os gorilas. Mas os dinossauros mais inteligentes não superavam a inteligência das galinhas.
É um pássaro ou um dinossauro?
Cientistas da Mongólia e dos Estados Unidos que exploram o deserto de Gobi descobriram vários fósseis de uma criatura rara de 75 milhões de anos atrás que estava no estágio de transição entre os pássaros e os dinossauros.
Mononychus
Estes fósseis, do tamanho de um peru, têm o pescoço, cauda e dentes de um dinossauro, mas o esterno e outras características são de pássaros.
Pteranodonte
Envergadura das asas: 6,1 metros. Réptil que voava como um pelicano. Possivelmente, tinha ossos com regiões ocas, como os pássaros modernos.
Os dois principais grupos de dinossauros
Dinossauros como o estegossauro tinham a bacia parecida com a dos pássaros, com o osso púbico dirigido para trás, junto com os outros ossos da pélvis.
Por outro lado, os alossauros tinham a bacia como a dos lagartos, com o osso púbico projetado para a frente.

Texto Anterior: A REVELAÇÃO DA NBA 94
Próximo Texto: Som do rádio viaja em ondas de luz invisível
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.