São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Som do rádio viaja em ondas de luz invisível

KATHY WOLLARD

O rádio parece misterioso. Não podemos ouvir as vozes ou músicas vindas de uma estação. Não são ondas sonoras que viajam da grande antena de uma estação de rádio até nós.
Ao invés disso, é transmissão feita por radiação eletromagnética, luz, carregando nela o som.
Mas a antena não emite uma luz visível, e sim uma invisível, que são as ondas radiofônicas.
A luz é feita de partículas chamadas fótons. Se os fótons têm energia média, vemos a luz. Se têm níveis mais altos ou baixos de energia, nossos olhos não identificam-a.
Uma estação de rádio tem uma grande antena que envia ondas radiofônicas a ouvintes que estão a quilômetros de distância.
Cada ouvinte tem um aparelho receptor com uma pequena antena. As ondas do rádio pulsam em todas as direções e são "apanhadas" pelas antenas dos aparelhos receptores.
As estações que transmitem em AM enviam ondas longas, e as FMs têm ondas curtas e mais energéticas.
FMs e AMs funcionam da mesma maneira. Microfones apanham a voz dos DJs e a convertem em ondas de som em um sinal elétrico.
Esse sinal vibra na mesma frequência das ondas de som originais, então é chamada de sinal de áudio. Um amplificador na estação reforça o sinal.
Enquanto isso, um circuito elétrico da estação –um oscilador– produz continuadamente seu próprio sinal elétrico, chamado onda " carregadora ".
A onda de áudio, vibrando na frequência da voz ou da música, "modula" as ondas "carregadoras", mudando sua frequência também.
O sinal elétrico total –áudio mais "carregadora"– é ampliada em muitas vezes e então transmitida à antena da estação.
O sinal elétrico agita os átomos de metal que existem na antena. Seus elétrons começam a vibrar na frequência do sinal elétrico. Os elétrons produzem uma luz invisível –ondas de rádio– que se espalham no céu.
Os aparelhos receptores decodificam as ondas e um ampliador transforma o sinal elétrico de áudio na voz do DJ ou na música.

Copyright "Los Angeles Times Syndicate".

Texto Anterior: OS DINOSSAUROS ESTÃO REALMENTE EXTINTOS?
Próximo Texto: EDDIE VEDDER
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.