São Paulo, sábado, 28 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poupança pode ficar isenta de IPMF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo deve reduzir o IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira) das cadernetas de poupanças mensais a partir de julho, quando for criado o real.
O chefe de gabinete do Ministério da Fazenda, Sérgio Amaral, disse ontem que os estudos para criar incentivos para a caderneta de poupança não foram concluídos.
Amaral afirmou, porém, que o IPMF deve ser reduzido. O IPMF tem alíquota de 0,25% e é pago cada vez que o poupador faz um saque da sua caderneta.
As cadernetas de poupança trimestrais já estão isentas do IPMF. A preocupação do governo é com um eventual aumento nos saques devido à queda da inflação.
Hoje, com a inflação em torno de 45% ao mês, os rendimentos da poupança chegam a até 50%. É a chamada ilusão monetária, que vai desaparecer com a inflação baixa.
A mudança no cálculo da TR foi adotada exatamente para evitar fugas de recursos da poupança. Hoje, o poupador sabe seu rendimento dois dias depois de fazer a aplicação.
Com a mudança, o rendimento só será conhecido na data de aniversário da poupança. Além disso, deve haver um ganho real, porque a TR será calculada com base nos CDIs e não nos CDBs.
Amaral afirmou, porém, que as medidas de incentivo à poupança não poderão prejudicar as pessoas com dívidas em TR –como, por exemplo, os mutuários do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
Em julho, o governo deverá fazer mais modificações na correção das cadernetas de poupança, quando o modo de calcular a TR pode ser novamente alterado.
É difícil dizer qual será o impacto sobre o rendimento da poupança. Ele pode ficar igual ou ligeiramente abaixo do ganho real (acima da inflação) que será registrado em junho.
O Banco Central teme que os rendimentos da TR após o real pesem demais no bolso de quem tem dívidas corrigidas por esta taxa. Neste caso estão, principalmente, os mutuários da casa própria.

Texto Anterior: Leia a íntegra da mudança na TR
Próximo Texto: Caderneta ganha atrativos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.