São Paulo, sábado, 28 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bicheiro é anjo em filme de Diegues

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Filme: Samba do Grande Amor
Direção: Cacá Diegues
Roteiro: Isabel Diegues
Música: Chico Buarque de Holanda
Elenco: Fernanda Montenegro, Emilio de Mello, Fernando Torres
Quando: hoje, às 22h30, na TV Cultura

Termina em tom elegíaco a série "Veja Esta Canção", esta espécie de "balada do amor através das idades" construída por Cacá Diegues com a ajuda de canções populares brasileiras.
Há, a rigor, dois amores neste último episódio. O primeiro é o de um jovem apontador do jogo do bicho (Emilio de Mello) por uma voz feminina que vem do prédio em frente ao seu ponto. O segundo é o amor redescoberto de um velho (Fernando Torres) por sua mulher (Fernanda Montenegro).
Mario, o apontador do bicho, é uma espécie de anjo que resolve a vida de todo mundo. Em sua banca, ele intepreta os sonhos dos fregueses e diz em que bicho devem jogar, como um misto de oráculo e psicanalista de subúrbio. Quando resolve subir ao prédio em frente à procura da dona da voz por que se apaixona, ajuda os moradores a mudar de vida.
Entre eles está uma prostituta, Daisy (Silvia Buarque), a quem ele envia bilhetes com versos de amor por acreditar que a voz amada é dela. O detalhe é que esses versos –que ela espalha pelas paredes do apartamento– são todos de canções de Chico Buarque.
O fato de Silvia ser filha de Chico potencializa, de certo modo, o impacto da cena. O mesmo ocorre na cena de amor entre Fernanda Montenegro e Fernando Torres (também casados na vida real), que aliás traz à memória outro filme de Diegues sobre o amor na velhice, "Chuvas de Verão".
Foi preciso uma grande delicadeza para tecer essa rede de afetos sem prejudicar o fio da narrativa.
O próprio jogo do bicho, hoje no banco dos réus, aparece como um elemento a mais da paisagem suburbana carioca, um fato cultural tão natural como o Carnaval e o futebol.
No Brasil de Cacá Diegues, para o bem ou para o mal, tudo acaba em música.

Texto Anterior: Tristeza toma conta da estética dos 90
Próximo Texto: Bruna Lombardi faz reverência ao "buda" Bernardo Bertolucci
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.