São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tese aponta saúde da democracia no Brasil

FERNANDO DE BARROS E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Tese revela saúde da democracia no Brasil
Análise de cientista político com base nos dados do Datafolha mostra que as pessoas sabem distinguir governo e regime
O conceito abstrato da democracia no Brasil vai muito bem, obrigado. Já os partidos, as instituições, os poderes constituídos e os políticos, esses passam mal.
Esse é o paradoxo que o cientista político José Álvaro Moisés, 48, professor do Departamento de Ciência Política da USP, vai submeter à avaliação de sua banca examinadora na quarta-feira, quando defende sua tese de livre-docência intitulada "Os Brasileiros e a Democracia".
O trabalho tem como base quatro pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha sobre a adesão dos brasileiros à democracia. A primeira é de 89. A última de 93.
No período, Moisés detectou um crescente apego dos entrevistados pela democracia.
Em 89, 43% diziam preferir o regime democrático. Em 93, 59% manifestaram essa mesma posição. Ocorre que 80% dos entrevistados têm ojeriza pelos políticos.
Como ficamos?
Numa perspectiva otimista, pode-se dizer que as pessoas estão sabendo separar governo e regime. O primeiro, a gente troca pelo voto. O segundo, deve-se conservar.

Texto Anterior: Itamar abre reunião da OEA no Pará
Próximo Texto: Tese aponta saúde da democracia no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.