São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norte do Iêmen ataca refinaria de petróleo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Aviões militares da região norte do Iêmen bombardearam ontem a refinaria de petróleo de Áden, capital do antigo Iêmen do Sul.
Não houve até agora registro de vítimas. Durante a ação, a defesa aérea da cidade derrubou um dos aviões.
Foi um dos mais duros ataques à cidade desde o início do conflito, no último dia 5 de maio. Os antigos Iêmen do Norte e do Sul foram reunificados em 1990 e o conflito contrapõe os conservadores do norte aos comunistas da região sul.
A refinaria está situada 20 km ao norte de Áden e produz 70 mil barris diários de petróleo. Segundo fontes militares sulistas, o ataque provocou um incêndio cuja coluna de fumaça podia ser vista a 15 km.
As autoridades de Sanaa (norte) negaram a responsabilidade pelo ataque. A rádio oficial acusou os sul-iemenitas de "sabotarem as instituições governamentais".
Na noite de anteontem, o sul havia disparado dois mísseis Scud contra Taef. A resposta foram mísseis lançados contra Áden. As defesas aéreas das duas frentes interceptaram os mísseis.

Texto Anterior: EUA endurecem com norte-coreanos
Próximo Texto: Avião da ONU escapa por pouco de ataque do governo de Ruanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.