São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iate com a rainha lidera 2 mil navios pela Mancha

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

A rainha britânica, Elizabeth 2ª, o premiê John Major e o presidente dos EUA, Bill Clinton, embarcaram ontem no iate real Brittania para repetir a viagem pelo canal da Mancha até a França feita há 50 anos por 6.000 navios de guerra com a missão de iniciar o fim da ocupação nazista na Europa.
Desta vez, cerca de 2.000 navios, de guerra e civis, acompanharam o Brittania. No meio do canal, aviões despejaram no mar cerca de 2 milhões de papoulas, usadas no Reino Unido como símbolo de soldados mortos na guerra.
Ao partir do porto de Portsmouth (sul da Inglaterra), 20 caças Hawk sobrevoaram o Brittania formando o número 50. Dezenas de milhares de veteranos acompanharam as cerimônias em Portsmouth e muitos embarcaram para repetir a viagem que fizeram em 1944.
O tempo estava bom e não atrapalhou as comemorações como anteontem, quando quase todas os eventos ao ar livre tiveram que ser cancelados por causa da chuva.
Em banquete anteontem em Portsmouth para veteranos e 13 chefes de Estado ou governo, a rainha, sentada entre Clinton e o presidente francês, François Mitterrand, disse que se deve ter "orgulho" da vitória há 50 anos. "Mas desde então vimos que a paz trazida pela vitória é uma coisa frágil", ressaltou, fazendo alusão à guerra na ex-Iugoslávia.
Clinton, 47, primeiro presidente dos EUA a ter nascido após Segunda Guerra (1939-45) e que evitou o serviço militar na Guerra do Vietnã, passou do Brittania para o porta-aviões USS George Washington no trajeto para a França.
Analistas acham que a viagem pode ajudar Clinton a melhorar suas relações com os militares, abaladas por seu passado, pelos cortes no Orçamento da Defesa e pelo fim da discriminação a homossexuais nas Forças Armadas.

Texto Anterior: Clinton tem más relações com os militares
Próximo Texto: Destino da Alemanha já estava decidido, diz historiador francês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.