São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viva o Canadá

JOSIAS DE SOUZA

BRASÍLIA – Postado diante da televisão, o torcedor brasileiro, ventando otimismo, esperava de sua seleção uma atuação ereta. O palco fora armado com especial zelo.
Imaginava-se que nada poderia estragar a apoteose do Brasil. O fraco, o medíocre time do Canadá entrou em campo como cristão numa arena de leões famintos.
Súbito, fomos surpreendidos pela catástrofe. Os pernas-de-pau tosaram a juba dos craques. Nossos jogadores entraram em campo como feras intratáveis. Tinham na boca o sabor da vitória antegozada. Deixaram o gramado como dóceis leões de circo.
Sempre se poderá objetar que não perdemos a partida. Bobagem. Num jogo como o de ontem, qualquer resultado abaixo de seis gols sempre será para o Brasil a mais humilhante, a mais degradante derrota.
O Canadá deu no Brasil um banho de humildade, eis o ponto a ser realçado. Prestou-nos um inestimável serviço. Vi no sábado, pela televisão, uma entrevista em que o técnico canadense revelou o seu inconfessável desejo: queria perder de pouco.
Sim, o Brasil empatou com canadenses que, já na véspera do combate, carregavam dentro de si a alma da derrota. Insisto: empatamos com um adversário que entrou em campo de joelhos.
Sou um obsessivo, um teimoso. Por isso volto ao que disse semana passada: a lua-de-mel antecipada pela torcida estraga a seleção. O time deve ser desfeiteado, deve ser chamado aos brios, precisa ouvir vaias.
Pois bem, anotem o que digo: o Brasil pode ter começado a ganhar a Copa ontem. A humilhação do empate, comemorado em todo o Canadá como a conquista de uma bastilha, pode ser a nossa redenção.
Note bem a ironia: a tragédia do Canadá fez soar no ouvido de cada jogador brasileiro a vaia sonegada pela torcida. Precisamos cruzar um oceano para ouvir apupos que deveriam ter sido providenciados aqui mesmo, no Galeão.
Os canadenses podaram o salto do nosso time. Voltamos a pisar em terra firme. Se conquistarmos o caneco, seremos eternos devedores do Canadá. Aliás, o tetra, se vier, deve ser dedicado ao escrete canadense.

Texto Anterior: A ameaça do ministro
Próximo Texto: A força de Lula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.