São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grevistas invadem a reitoria da USP

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Funcionários da USP, em greve há 23 dias, invadiram ontem às 11h30 a reitoria da maior universidade do país. Cerca de 200 pessoas participaram da ação.
O auxiliar de gabinete Ernani Coimbra, 30, sofreu um ferimento na cabeça.
Ele registrou boletim de ocorrência na 93º Distrito Policial (Butantã, zona oeste de São Paulo) contra o representante dos funcionários no Conselho Universitário, Claudionor Brandão, 37.
Segundo Coimbra, ele fechava o acesso ao gabinete do reitor, quando Brandão "tentou arrombar a porta com o ombro". A porta teria acertado sua cabeça, provocando um ferimento na testa.
O Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), que assume a responsabilidade pela "ocupação" –como denominam a invasão–, nega a ocorrência.
"Não houve qualquer enfrentamento", disse Brandão. Ele é membro do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), uma frente de trotskistas formada principalmente por militantes da extinta Convergência Socialista, expulsa do PT em 1992.
Segundo comunicado do Sintusp, a invasão se deu porque "o Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) radicalizou, se recusando a atender as mínimas reivindicações apresentadas pela categoria".
O Cruesp mantém a proposta de 8% de aumento real. Os grevistas reivindicam 27% de aumento real.
Anteontem houve nova rodada de nogociações. Ontem elas foram suspensas (leia texto ao lado).
Pouco depois da ocupação da reitoria da USP, houve, do lado de fora, a primeira assembléia conjunta das entidades grevistas.
Estavam presentes cerca de 300 professores, funcionários e estudantes da USP, Unesp e Unicamp.
Após a assembléia, cerca de cem grevistas entraram no saguão ocupado pelos funcionários, onde foram feitos discursos.
No final do dia, restavam cerca de 25 servidores no saguão, que lá iriam passar a noite.

Texto Anterior: Morre ex-delegado-geral de SP
Próximo Texto: Reitores suspendem reuniões com entidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.