São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão investigará crimes no apartheid; Grupo sandinista ocupa embaixada; Cubanos ocupam casa de embaixador; Russos interceptam avião norte-americano; EUA investigam genocídio do Khmer

O PERSONAGEM
Comissão investigará crimes no apartheid
Dullah Omar, ministro da Justiça da África do Sul, anunciou ontem que planeja formar uma comissão para investigar as violações aos direitos humanos durante o apartheid. O governo também disse que não anistiará crimes raciais cometidos após 5 de dezembro de 93, data do início da transição democrática.

Grupo sandinista ocupa embaixada
Um grupo de 23 ex-militares sandinistas ocupou ontem a embaixada da Venezuela em Manágua. A ocupação, segundo informação da agência espanhola "EFE", é pacífica e ainda não se conhecem suas causas.

O NÚMERO
Cubanos ocupam casa de embaixador
121
cubanos estão ocupando a residência do embaixador belga em Havana. Eles querem asilo político do governo da Bélgica.

Russos interceptam avião norte-americano
Dois caças da Força Aérea da Rússia obrigaram ontem um avião cargueiro norte-americano a pousar em Sotchi (sul da Rússia). Segundo os russos, o avião, que ia de Tbilisi (capital da Geórgia) para Frankfurt (Alemanha), violou o espaço aéreo russo sem autorização. O avião foi posteriormente liberado.

A FRASE
"Para Soljenitsin é mais importante estar lá, mas eu acho que é mais importante para mim ficar aqui no Ocidente."
(Do maestro, pianista e violoncelista russo Mstislav Rostropovitch, 67, ao apoiar a volta do escritor Alexander Soljenitsin à Rússia. Ambos foram para o exílio em 1974.)

EUA investigam genocídio do Khmer
O Departamento de Estado norte-americano está estabelecendo um escritório para conduzir investigações sobre o envolvimento de Pol Pot e outros líderes do Khmer Vermelho em genocídio durante o período em que a guerrilha maoísta dominou o Camboja (1975-78). As estimativas de mortes no país nesse período variam de 1 milhão a 3 milhões de pessoas.

Texto Anterior: Veterano acha o seu 'túmulo'
Próximo Texto: Rabino anti-sionista é saudado em Jerusalém
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.