São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rabino anti-sionista é saudado em Jerusalém

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dezenas de milhares de judeus ultra-religiosos receberam ontem, em Jerusalém, um dos mais ferrenhos inimigos do Estado judaico.
O rabino Moshe Teitelbaum, 80, lidera uma seita hassídica baseada em Nova York para a qual o sionismo é um pecado.
Para a seita Satmar, de origem húngaro-romena, Israel só pode existir quando o Messias chegar. São rivais dos Lubavitcher, hassídicos pró-Israel, cujo líder, Menachem Schneerson, está à morte.
"Os bairros ortodoxos foram decorados em honra desta visita real", disse o porta-voz da seita, Yehuda Meshi-Zahav.
A comunidade Satmar fretou cinco Jumbos para levar a Israel o rabino e cerca de 2.000 seguidores. Os 350 companheiros de avião de Teitelbaum foram sorteados.
O rabino Elazar Kastenbaum doou US$ 500 mil à caridade pelo privilégio de dirigir a limusine de Teitelbaum até Jerusalém. São US$ 17 mil por quilômetro.
A última visita do rabino a Israel foi há 11 anos. Agora ele vai inaugurar escolas em Jerusalém e Bnei Brak, perto de Tel Aviv.

Texto Anterior: Comissão investigará crimes no apartheid; Grupo sandinista ocupa embaixada; Cubanos ocupam casa de embaixador; Russos interceptam avião norte-americano; EUA investigam genocídio do Khmer
Próximo Texto: Coréia do Norte veta inspeções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.