São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia do Norte veta inspeções

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O governo da Coréia do Norte afirmou ontem a oficiais da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU) que "jamais permitirá" inspeções em duas das instalações nucleares do país.
A declaração foi feita em Viena, Áustria, durante reunião da AIEA.
"Nossa posição é clara. A Coréia do Norte não vai permitir as inspeções", disse Yun Ho Jin, enviado norte-coreano à reunião.
A Coréia no Norte acusa os Estados Unidos e seus aliados de querer usar as inspeções nucleares para cobrir operações de espionagem no país.
A AIEA suspeita de que a Coréia do Norte tenha usado essas instalações para produzir armas atômicas, rompendo suas obrigações como membro do Tratado de Não-Proliferação de Armas Atômicas.
Após as declarações, o governo dos Estados Unidos acelerou as discussões com a França e Inglaterra para criar sanções comerciais contra o governo de Pyongyang.
A China deixou claro ontem através do ministro das Relações Exteriores, Qian Qichen, que não apoiaria a votação das sanções contra os norte-coreanos no Conselho de Segurança da ONU.
A Rússia anunciou que prefere negociar antes de adotar qualquer medida retaliatória.(FCz)

Texto Anterior: Rabino anti-sionista é saudado em Jerusalém
Próximo Texto: PIB alemão volta a crescer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.