São Paulo, quinta-feira, 9 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio de SP fatura 10% mais em maio

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Comércio de SP fatura10% mais em maio
Copa faz eletrônicos puxarem aumento das vendas
O comércio da Região Metropolitana de São Paulo faturou em maio 10% mais que no mesmo mês de 1993 e 11% mais que em abril de 94.
Os números, preliminares, são da FCESP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), que pesquisou junto a 1.800 lojas.
"Foi uma surpresa. Não esperávamos crescimento real", diz Vladimir Furtado de Brito, assessor econômico da FCESP.
Para a equipe de economistas da FCESP, a explicação para o aumento do faturamento em maio sobre abril é a seguinte: em abril, as vendas foram ruins, por isso a base de comparação é fraca.
Já o crescimento sobre maio de 1993 é justificado pelo aumento da oferta de produtos importados, especialmente eletrônicos e o efeito Copa do Mundo.
Segundo Furtado Brito, a FCSP esperava queda "por causa das mudanças na economia".
Junho
Os economistas da Associação Comercial de São Paulo levaram um susto no começo de junho. As vendas à vista e a prazo deram sinais de recuperação, após apresentarem queda de 4,8% em maio sobre igual período de 1993.
A média diária de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que sinaliza o desempenho das vendas a prazo, cresceu 3,39% no período.
Emílio Alfieri, economista da ACSP, diz que o crescimento nas vendas é resultado do feriado prolongado. "O paulistano não viajou. Saiu para gastar."
Segundo ele, a tendência de recuperação nas vendas não se sustenta quando se leva em conta a média diária de consultas.
A média diária do SPC foi 2,9% menor do que a de igual período de 1993 e 0,87% menor que em igual período de maio.
A média diária de consultas ao Telecheque do dia 1º a 7 de junho foi 0,56% menor do que em igual período de 1993, mas cresceu 2,63% sobre período de maio.

Texto Anterior: Ágio do dólar no paralelo chega a 2,17%
Próximo Texto: Cheques em CR$ valem até 30 de julho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.