São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
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Empresas investem na Olimpíada gay de NY

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Várias empresas já começaram a divulgar novas campanhas de publicidade para atrair o público e atletas que vão participar dos Gay Games em Nova York entre os dias 18 e 25 próximos.
A Benetton, Apple Computer, Philip Morris, Sony e Seagram são algumas das companhias que estão investindo no mercado gay.
Trata-se de um mercado de mais de meio milhão de pessoas e 10 mil atletas esperados nos jogos olímpicos da comunidade homossexual.
Os slogans variam de "Não rotulamos pessoas, só garrafas" a "O carro da família", onde um casal de namorados (homens) com seu cãozinho aparecem na frente de um automóvel vermelho.
Pesquisa divulgada recentemente nos Estados Unidos mostra que o rendimento doméstico dos gays americanos é quase duas vezes maior que o dos heterossexuais.
Os ganhos são maiores, de US$ 63,1 mil/ano, entre casais de homens –contra US$ 36,5 mil/ano na média dos casais heterossexuais.
Só em Nova York existem um milhão de gays, lésbicas e bissexuais.
O público consumidor gay, de educação e nível mais elevados (leia texto abaixo), atraiu empresas do porte da Continental Airlines e Miller Brewing (cerveja Lite) para patrocinar o evento esse ano.
As companhias não só entraram com boa parte do dinheiro para promover os jogos, como vão distribuir milhares de objetos como toalhas, camisetas, bonés etc., aos participantes.
Os maiores fabricantes de preservativos nos EUA pretendem doar mais de 250 mil camisinhas em Nova York para promover seus produtos.
Os organizadores dos Gay Games também venderam licenças a seis empresas para comercializarem produtos com a marca dos jogos e estão escorados por cinco agências de publicidade na cidade para promover a olimpíada e seus eventos paralelos.
O patrocínio aos Gay Games, segundo Rick Peterson, co-presidente do evento, não inclui nenhuma ajuda do governo americano, embora a cidade de Nova York esteja cuidando da infra-estrutura e de outras facilidades.
A prefeitura estima que os jogos colocarão US$ 111 milhões a mais na cidade este mês.
O governo da Holanda, que deve sediar os Gay Games 5, em 1998, já se comprometeu, segundo os organizadores, a entrar com US$ 27 milhões para promover a próxima olímpiada no país.

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