São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morte de sobrinho faz presidente voltar

MÁRCIA MARQUES
ENVIADA ESPECIAL A CARTAGENA

O presidente Itamar Franco cancelou toda a sua agenda de viagem ontem por causa da morte de seu sobrinho e secretário particular, Ariosto Carlos Franco, 37, de infarto, em Cartagena (Colômbia).
A chegada de Itamar ao Rio de Janeiro ontem estava prevista para meia-noite. Ariosto será sepultado hoje às 11h no Rio, onde sua família mora.
Os ministros Rubens Ricupero (Fazenda), Henrique Santillo (Saúde), Leonor Franco (Bem-Estar Social) e Henrique Brandão (Meio Ambiente) viajaram ao Rio para receber o presidente.
Segundo o assessor de imprensa do presidente, Fernando Costa, Itamar ficou "extremamente chocado" com a morte do sobrinho e assessor.
"O Ariosto era o filho homem que nunca tive", disse o presidente a Fernando Costa. Itamar tem duas filhas.
Ariosto dividia um quarto no hotel Caribe, em Cartagena, com o médico particular do presidente, Saulo Moreira. O infarto aconteceu às 5h. O médico ainda tentou reanimá-lo.
Segundo o assessor de imprensa, o presidente recebeu as condolências do rei Juan Carlos, da Espanha, em seu quarto no hotel Hilton. Assessores de Itamar disseram que ele chorava muito.
Itamar ficou o tempo todo no quarto do hotel, acompanhado dos ministros Mauro Durante, Henrique Hargreaves, do senador Maurício Corrêa (PSDB-DF) e das secretárias particulares Ruth Hargreaves e Neuza Mitterhoff.
Itamar cancelou os encontros previstos com os presidentes do México, Equador e dos países centro-americanos.
O fim da participação do Brasil na 4ª Conferência Ibero-Americana foi anunciada pelo presidente da Colômbia, César Gavíria. Ele manifestou as condolências ao presidente na abertura da sessão de trabalho, ontem pela manhã.
Também foi cancelada a viagem que Itamar faria amanhã a Quito (Equador). O presidente também deve suspender a viagem a Portugal, marcada para o fim do mês.

Texto Anterior: Prato cheio
Próximo Texto: Menem critica Itamar por ter defendido Cuba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.