São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menem critica Itamar por ter defendido Cuba

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Argentina, Carlos Menem, criticou ontem as declarações do presidente Itamar Franco defendendo Cuba.
Em entrevista a uma rádio argentina, Menem disse que Itamar "elogiou Fidel Castro (no poder em Cuba desde 59) e a política cubana".
Anteontem, em discurso feito na 4ª Conferência Ibero-Americana em Cartagena (Colômbia), Itamar defendeu o fim do bloqueio econômico aplicado desde 61 pelos Estados Unidos contra Cuba.
Ele afirmou que a situação cubana deveria ser tratada com "diálogo e aproximação, e não exclusão e embargo". Itamar Franco disse ver "sinais positivos de reforma, que devem ser apoiados".
O presidente brasileiro respondeu a desafio proposto por Castro para que os participantes do encontro se pronunciassem formalmente contra o bloqueio.
Menem disse que as declarações de Itamar deram oportunidade a Fidel para defender Cuba e assegurar que seu regime é democrático.
Na reunião em Cartagena o presidente argentino –que invariavelmente critica o governo de Castro– pediu mudanças em Cuba.
Por pressão norte-americana, a Cuba socialista de Fidel Castro foi expulsa da OEA (Organização dos Estados Americanos) em 62.
A partir daí a maioria dos países latino-americanos rompeu relações com a ilha.
A posição de Menem opõe-se à dos militares argentinos que governaram o país entre 76 e 83. Nesse período, Argentina e Cuba mantiveram, além de relações diplomáticas, intenso intercâmbio comercial.
Os militares brasileiros, ao contrário dos argentinos, seguiram a posição norte-americana de isolar o regime cubano. Somente em 86, no governo Sarney, o Brasil voltou a manter relações com Cuba.

Texto Anterior: Morte de sobrinho faz presidente voltar
Próximo Texto: Vai pegar; Geração espontânea; Pela metade; Efeito PC; Apropriação; Olho vivo; Saída sem fundos; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.