São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Noruega não se assusta diante dos adversários

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Esta é a primeira participação da Noruega em Mundiais desde 1938. Com uma equipe bem organizada e com forte espírito coletivo, pode ir longe na Copa dos EUA.
Os noruegueses não se impressionam com os adversários do grupo. "Nem a Itália nem o México tiveram os resultados esperados nos amistosos de preparação", diz o técnico Egil Olsen.
"Se nos prepararmos bem, podemos tirar pontos dos três adversários na primeira fase."
No treinamento para a Copa, os noruegueses pegaram adversários difíceis: empataram com Inglaterra e Portugal, derrotaram a Dinamarca e perderam para a Suécia.
"Foi uma preparação satisfatória", analisa Olsen.
O goleiro Erik Thorstvedt também está otimista. "Todos achavam que a Itália seria a favorita do grupo, mas eles estão um pouco atrapalhados. A chave está em aberto e tudo pode acontecer."
Thorstvedt, 31, apelidado de "O Viking", é uma das estrelas da seleção norueguesa. Com 1,94 m, tem um alcance impressionante.
Outra estrela é o capitão Rune Bratseth, 33, que joga no Werder Bremen (Alemanha). Como líbero, Bratseth comanda a equipe.
O jogador foi o centro de uma polêmica este ano. Abstêmio convicto, ameaçou se retirar da seleção ao ver sua imagem –ao lado do resto da equipe– em um anúncio de cerveja. A publicidade foi retirada.
O jogo dos noruegueses é pouco inventivo, mas muito sólido. Há três anos a seleção não é derrotada em casa.
A força de hoje é resultado de um trabalho de base de uma década. A federação norueguesa dedicou-se a formar jogadores nas divisões inferiores e hoje colhe os resultados.
A maior desvantagem que a equipe de Egil Olsen enfrentará é a falta de experiência em uma competição como a Copa do Mundo. (AFt)

Texto Anterior: Estádios norte-americanos são improvisados
Próximo Texto: México confia em nova geração para ganhar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.