São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Implante de silicone é seguro, sugere pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

Implantar silicone nos seios parece não causar doenças normalmente relacionadas aos implantes.
Essa é a conclusão de um estudo dos EUA publicado hoje no }New England Journal of Medicine.
}Não encontramos associação entre implantes no seio e as desordens que estudamos, conclui Sherine Gabriel, da Clínica Mayo, em Rochester (Minnesota, EUA).
Entre essas desordens estão vários tipos de artrite, fraqueza muscular e lúpus eritematoso sistêmico, doença do sistema imune que provoca lesões na pele e nos rins.
Foram estudadas todas as mulheres (749) que implantaram silicone de 1964 a 1991 em um condado do Estado de Minnesota.
Para cada mulher com implante, foram escolhidas duas na mesma faixa etária sem implante.
Cinco das mulheres com implante apresentaram alguma das doenças investigadas, contra dez das mulheres sem implante, mantendo a proporção de uma para duas.
Essa proporção sugere que o implante não teve influência no aparecimento das doenças.
Sintomas de algum tipo de artrite apareceram em 25 mulheres com e em 39 sem implante, proporção que não representa desvio estatístico relevante em relação à população.
Os pesquisadores também fizeram testes de laboratório indicativos dessas doenças e não encontraram diferenças nos dois grupos.
Segundo editorial na revista, }apesar de várias mulheres acreditarem que os implantes causam doenças nos tecidos conectivos, (...) até agora não há evidências confiáveis sobre o assunto.
Em abril de 1994, um acordo entre fabricantes de implantes e a Justiça dos EUA deu direito a mulheres com o produto e que tenham problemas de saúde de pedir indenização. O total destinado às indenizações chega a US$ 4,5 bilhões.

Texto Anterior: Três casos de dengue são registrados em Recife
Próximo Texto: OMS valoriza fidelidade no combate à Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.