São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desfile em Chicago marca abertura da festa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma típica parada festiva americana marcou ontem o início da festa de abertura da Copa do Mundo, em Chicago (centro-norte dos EUA).
Milhares de habitantes da cidade acompanharam o desfile, que teve cantores e bailarinos, pela avenida Michigan, no centro de Chicago.
Os participantes do desfile usavam as cores dos países participantes. O ato serviu como uma festa de boas-vindas aos times que disputam a Copa.
Foi seguido o estilo tradicional das paradas festivas americanas. Do alto de um prédio de 30 andares, bolas eram atiradas para o público. Bandeiras dos países enfeitavam as calçadas.
Entre as atrações, membros do desfile vestidos como holandeses típicos passeavam em bicicletas. Um barco mexicano e dançarinos colombianos chamavam a atenção do público.
A Copa começa oficialmente amanhã. Após a cerimônia de inauguração, programada para as 15h15 (hora de Brasília) no estádio Soldier Field, Alemanha e Bolívia fazem a primeira partida do Mundial.
A Alemanha tem o privilégio de inaugurar o torneio por ter sido campeã da última Copa, em 1990, na Itália.
Visitantes
O chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha, Helmut Kohl, acertou ontem os últimos preparativos para sua viagem a Chicago, onde assistirá o primeiro jogo de seu país.
O presidente da Bolívia, Gonzalo Sanchez de Lozada, que está na Colômbia participando da Cúpula Ibero-Americana, também deve viajar aos EUA.
O presidente americano, Bill Clinton, promete estar presente à cerimônia no Soldier Field. Clinton não deve ir ao jogo final.
O consulado espanhol na cidade desmentiu a informação de que o rei Juan Carlos e a rainha Sofia iriam a Chicago assistir a partida entre Alemanha e Espanha, dia 21.
Chicago espera receber 100 mil turistas durante a Copa do Mundo, entre eles 15 mil alemães.
Outra visita importante para o mundo do futebol chegou ontem a Chicago. O argentino Francisco Varallo, 84, último sobrevivente da primeira final de uma Copa do Mundo, participou do Congresso da Fifa (leia texto abaixo), como convidado especial.
Varallo disputou a partida entre Uruguai e Argentina na final da Copa de 30. Seu time perdeu por 4 a 2. Varallo disse que torcerá especialmente por seu compatriota Gabriel Batistuta.
Ensaio geral
A cerimônia de abertura já foi ensaiada no estádio Soldier Field, em Chicago. A cerimônia deverá durar cerca de 30 minutos.
Os participantes deverão realizar o tradicional desfile dos estandartes e das bandeiras dos 24 países participantes do Mundial.
A cerimônia contará ainda com a apresentação de bailarinas internacionais. Logo após deverá ser apresentada a réplica da Copa Fifa.
A taça é disputada desde que o Brasil ganhou em definitivo a Jules Rimet, no México, em 1970.
Para finalizar a cerimônia, que abre oficialmente a Copa, a cantora norte-americana Diana Ross deverá cantar uma canção ainda não divulgada.

Texto Anterior: Folha traz para leitor álbum do Zé Carioca
Próximo Texto: França apresenta projeto com 10 cidades que sediarão a Copa de 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.