São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carter encontra líder norte-coreano

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O ex-presidente americano Jimmy Carter (1977-81), em viagem à península coreana, atravessou ontem a fronteira entre a Coréia do Sul e do Norte.
Carter, que não viaja em missão oficial, estaria intercedendo para tentar resolver a crise em torno da suspeita de que a Coréia do Norte tenha produzido armas nucleares.
Ele reuniu-se ontem com o presidente norte-coreano, Kim Il-sung, em Pyongyang. O conteúdo do encontro não foi revelado.
A Coréia do Sul fez ontem simulação de bombardeios no centro de Seul com o objetivo de treinar a população para se proteger contra um eventual ataque norte-coreano.
O comércio de armas da Coréia do Norte movimenta US$ 50 milhões por ano, segundo informações da ONU. Seus principais clientes são a Síria e o Irã.
O governo Clinton espera obter um compromisso formal da Síria para que pare de comprar armamentos da Coréia do Norte.
No caso iraniano, um compromisso formal com Teerã é considerado pouco provável.
O Pentágono acredita que o Irã venha comprando mísseis Scud B e C da Coréia do Norte, além da tecnologia para produzir as armas.
O embargo de armas é, além de punitivo, estratégico. Durante a Guerra da Coréia, entre 1950 e 1953, mais de um milhão de soldados norte e sul-coreanos foram mortos.
Os Estados Unidos perderam 54 mil militares no conflito, que começou quando a Coréia do Norte invadiu a Coréia do Sul no auge da Guerra Fria. (FCz)

Texto Anterior: EUA querem embargo de armas
Próximo Texto: Príncipe Charles vai às corridas de Ascot; Stroessner matou Somoza, diz ex-preso; Juiz nega ter decisão sobre o caso Priebke; Rocard oferece sua renúncia ao PS; Morre o compositor grego Hatsidakis; Piora o estado do jazzista Calloway; Ladrão agiu no Titanic
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.