São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco ganha URVs dia 30

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os bancos, e só eles, vão ganhar no dia 30 de junho 20,3 milhões de URVs (Unidade Real de Valor). Basta aplicar no overnight.
O ganho em URV é fruto das regras estabelecidas pelo Banco Central (BC) para a transição do cruzeiro real para o real.
A primeira regra é a seguinte: a URV varia do dia 30 de um mês ao dia 30 do mês seguinte. Segundo a Folha apurou no mercado, este prazo foi escolhido porque é o mesmo do câmbio.
Um dos pilares do Plano Real é o fato de que, por tempo indeterminado como afirmou o ministro Rubens Ricupero (Fazenda), a partir de 1º de julho, um real vai valer um dólar –é o que os economistas chamam de âncora cambial.
Assim, no dia 29 de junho, o BC vai anunciar o valor da URV do dia 30. Este valor servirá para o cálculo da conversão de cruzeiros reais para reais.
Por definição, portanto, do dia 30 de junho para 1º de julho, a URV não varia. O que significa dizer que a inflação em URV neste período é igual a zero.
Porém, no dia 30, os juros do over, segundo as expectativas do mercado financeiro, ainda estarão funcionando na lógica do cruzeiro real.
É a lógica da inflação alta e do juro diário do over, exatamente por isso, ao redor de 2% ao dia.
Desde o Plano Collor, somente os bancos têm acesso ao rendimento diário do over. Empresas não-financeiras e pessoas físicas só têm acesso ao juro diário através dos fundos de investimento.
Na prática, portanto, os bancos são os únicos que vão aplicar seus cruzeiros reais no dia 30 no over. Eles vão receber um rendimento de 2% ao dia. Mas, como o valor da URV não vai variar, este rendimento aumenta o número de URVs (ou de reais) que os bancos detêm.
SimulaçãoA Folha fez a simulação do ganho possível (de 20,3 milhões de URVs), com base nas seguintes premissas:
1) Os bancos vão aplicar o mesmo valor das reservas bancárias do dia 14 (último dado obtido no Banco Central), que é de CR$ 2,3 trilhões (pode ser maior);
2) O valor estimado da URV do dia 30 é de CR$ 2.270;
3) A taxa de juros do over será de 2% ao dia.
O BC pode diminuir o tamanho do ganho dos bancos, mas não evitá-lo. Basta que o Banco Central pratique uma taxa de juros no over menor do que 2% ao dia. Quanto menor a taxa, menor o ganho.
É, no entanto, impossível que o juro do over tenha variação zero –única taxa que impediria ganho em URV na virada.
O limite é dado pelo juro que, espera o mercado, será praticado no mês de julho (o primeiro da nova moeda) no over. A taxa esperada está ao redor de 0,38% ao dia.

Texto Anterior: Pagar com cheque evita fila nos bancos
Próximo Texto: Plano Real é promessa de estabilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.