São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
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Klabin reduz custos em US$ 9 milhões

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Implantado em fevereiro de 1991, na Klabin do Paraná, o sistema de qualidade total do grupo Klabin de papel e celulose já deu à empresa ganhos de US$ 9 milhões na redução de custos operacionais.
Mas apesar dos primeiros resultados positivos, que incluem um certificado ISO-9002, obtido em outubro passado, a busca da qualidade total no grupo Klabin está nos "primórdios" de um processo.
Essa é a avaliação de Cléo de Assis, diretor-superintendente da Klabin e presidente do conselho de qualidade da empresa.
Para ele, a empresa não deve perder de vista que o objetivo da qualidade total é criar as condições necessárias na empresa para se atingir a "plena satisfação do cliente".
"Esse é um exercício que tem de ser permanente", afirma.
Desde o lançamento, a Klabin já investiu US$ 993 mil em seu sistema de qualidade total, chamado de PKQT (Processo Klabin de Qualidade Total).
A seguir, os principais pontos do sistema de qualidade total da Klabin na palavra de Cléo de Assis.
(continua)

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