São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeiro índice de inflação na nova moeda só sai em setembro

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

O Plano Real foi instituído tendo como um dos objetivos principais o fim da indexação para se acabar com a memória inflacionária (corrigir os preços com uma inflação passada). Mas ele já nasce com um indexador, o IPC-r, que servirá para corrigir salários e e benefícios da previdência, como explica a gerente de índices e preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Márcia Quintslr. Para a economista, do ponto de vista estatístico, não haverá resíduo de inflação na transição do cruzeiro real para o real, pois a variação de preços na velha moeda foi medida até 30 de julho, último dia de sua vigência.

Folha - Como será o IPC-r, o índice que vai medir a inflação em real?
Márcia Quintslr - O IPC-r será um índice para famílias que recebem entre um e oito salários mínimos. Vai abranger nove regiões metropolitanas, mais Brasília e Goiânia e deverá ser divulgado até o último dia útil de cada mês. A coleta será entre os dias 16 do mês anterior e 15 do mês em vigor.
Folha - Como será o primeiro IPC-r divulgado?
Quintslr - Os preços que estão sendo coletados em cruzeiros reais serão convertidos para URV, de tal modo que se possa então ter um índice em real. Este procedimento está calcado em avaliação conceitual de que sendo real a moeda vigente, cabe divulgar a inflação em real. A URV então, se transformou em regra de conversão natural.
Folha - Por que o INPC-E vai deixar de ser calculado pelo IBGE?
Quintslr - Não havia porque manter o INPC-E porque ele tem as mesmas características de coleta do IPC-r. Mas o IPC-r tem outra natureza de criação. Foi criado como indexador, foi pensado para indexação.
Folha - Haverá resíduo inflacionário em cruzeiros reais depois da introdução da nova moeda?
Quintslr - O último dia de coleta de coleta em cruzeiro real será o dia 30 de junho, ou seja, no último dia de vigência da moeda. Por outro lado, os índices em real vão conter este mesmo período, só que convertidos em URV. Do ponto de vista das séries não existe resíduo. Todo o cruzeiro real e todo o real será captado.
Folha - Quando virá o primeiro índice exclusivamente em real, sem cruzeiros reais convertidos para URV?
Quintslr - Será de 1 a 30 de agosto comparado com 1 a 30 de julho. O primeiro que o IBGE vai divulgar será uma média do Rio de Janeiro e São Paulo (IPC mensal Rio e São Paulo de agosto), provavelmente a 4 de setembro.

Texto Anterior: Plano Real deverá ser contestado no Judiciário, prevê especialista
Próximo Texto: Plano da Argentina foi mais audacioso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.