São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veranópolis espera real na poupança

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM VERANÓPOLIS (RS)

O proprietário da Casa Real, Sidnei Ansolin, 20, prepara o lançamento de uma campanha publicitária nos próximos dias.
A campanha tem como mote o fato de o nome da nova moeda ser igual ao da loja, fundada nos anos 80. A casa vende material escolar em Veranópolis, cidade localizada na serra gaúcha.
Estudante de economia, Ansolin diz acreditar que o plano tem condições de dar certo se os empresários não abusarem nos preços.
Veranópolis detém indicadores socio-econômicos comparáveis aos de países desenvolvidos.
Com cerca de 17 mil habitantes, dos quais 15% vivem mais de 80 anos e menos de 1% morre antes de um ano, conforme dados da prefeitura, a cidade possui aproximadamente mil antenas parabólicas instaladas na zona urbana e na rural.
A economia local se baseia na produção de frutas e na fabricação de artigos esportivos e armas.
Toda a população dispõe de água tratada. Cerca de 90% têm esgoto, calçamento e iluminação pública.
Professores
O salário dos professores municipais varia de R$ 160 a R$ 240. O salário básico é o dobro do recebido pelos professores do Estado.
Em Veranópolis, cerca de 30 novas cadernetas de poupança foram abertas em junho na agência do Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul).
Na última quarta-feira, antevéspera da entrada do real, o agricultor Leonildo Simonetti, 43, que mora no interior do município, foi uma das pessoas que aplicou dinheiro no banco.
Produtor de uvas em 3,5 hectares, ele disse que entendeu o funcionamento do plano econômico. Disse que acompanhava as notícias pela imprensa e afirmou: "Tomara que não repita o Cruzado."
O gerente local da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Brugnera, 40, faz comentários econômicos na rádio Veranense e passou a ajudar a esclarecer a população sobre a nova moeda, recebida pelos cofres das seis agências bancárias da cidade.
Segundo Brugnera, em junho houve depósitos novos nas cadernetas já existentes e abertura de novas poupanças na agência da Caixa Econômica.
O secretário municipal do Planejamento, Volcir Pasuch, disse que a administração pública se preparou no período da URV (Unidade Real de Valor) e não terá problemas com o real.
Recentemente, Veranópolis realizou sua tradicional Festa da Maçã, cujo slogan, referindo-se à cidade, era "O paraíso é aqui".

Texto Anterior: Moeda chega 3 dias atrasada em Traição
Próximo Texto: No Pará, falta dinheiro para levar o real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.