São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fatores para sucesso são cinco

DA REPORTAGEM LOCAL

José Luiz de Santana explica que para uma empresa obter sucesso precisa prestar atenção em cinco fatores-chave.
Um deles está vinculado à filosofia (estilo e estratégia) da empresa. Os outros se relacionam com os processos adotados.
A empresa deve saber, para começar, quem são os "clientes" dos seus resultados. "A resposta a essa pergunta é fundamental para a qualidade empresarial", afirma Santana.
O segredo é ampliar o conceito de cliente. "Em primeiro lugar está o consumidor-usuário. Mas ele é apenas o primeiro cliente dos resultados. É preciso satisfazer acionistas –dando um mínimo de retorno–, colaboradores (funcionários) e o cliente-sociedade", explica Santana.
Os demais fatores-chave estão ligados ao que Santana identifica como processo de desenvolvimento empresarial.
Ele diz que é necessário implantar o processo de qualidade a partir do topo da empresa.
A "postura do topo", para Santana, é fundamental. Ele deve, ao lado das demais pessoas, "montar um ambiente adequado", do qual faz parte "um programa inteligente de participação nos ganhos".
Outro ponto fundamental é, segundo Santana, investir nas pessoas. "Tão importante quanto investir nos processos é investir nas pessoas". Segundo ele, é preciso "treinar e educar e não adestrar".
Redescobrir a importância do trabalho de equipes e grupos e valorizar a avaliação dos grupos em relação à avaliação individual é outro fator-chave.
Santana define qualidade empresarial como "qualidade da gestão mais gestão da qualidade". "Se você quer ação empresarial em nível de excelência, não basta apenas ter qualidade de gestão, precisa ter gestão da qualidade".
Segundo ele, não se pode esquecer que "uma empresa de verdade, antes de uma organização, é um negócio".
Santana alerta para a importância de não se subestimar nenhuma das duas pontas do processo de qualidade: a tático-operacional (que trata das ferramentas e das rotinas) e a estratégico-empresarial.

Texto Anterior: Qualidade total exige visão clara de empresa
Próximo Texto: Alugar imóvel deixa de ser bom negócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.