São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zagalo esquece a conquista da Copa de 58

JOÃO MÁXIMO
ENVIADO ESPECIAL A LOS GATOS

Zagalo esquece título da Copa de 58
Pela primeira vez em 36 anos o dia 29 de junho passou em branco pela memória de Mário Jorge Lobo Zagalo. Na concentração de Villa Felice, em Los Gatos, ele não se deu conta do aniversário da conquista pelo Brasil da Copa do Mundo de 1958. Ele era o ponta-esquerda.
Aparentemente, Zagalo lembra mais do que aconteceu em 1970 (sua terceira Copa ganha, desta feita como treinador). Ou está mais preocupado com a atual seleção, da qual é coordenador-técnico e pela qual pode obter um título inédito para qualquer personagem da história: o de tetracampeão.
"De fato, não me lembrei", confessou ele ao ser surpreendido com um questionário da Folha sobre sete momentos ou detalhes daquela Copa do Mundo. Uma forma, enfim, de pôr à prova sua memória sobre seu primeiro título mundial.
Zagalo tinha 27 anos na época e jogaga pelo Flamengo. Só na volta da Suécia transferiu-se para o Botafogo. Fez-se titular da ponta-esquerda após renhida disputa de posição com Pepe e Canhoteiro. Seria, quatro anos mais tarde, bicampeão no Chile (na verdade, um dos três únicos jogadores a participar das 12 partidas das duas campanhas, sendo os outros dois Gilmar e Nílton Santos).
Mas, passados 36 anos, não é de tudo que ele se lembra.

Texto Anterior: Campeão mundial só acerta duas em onze
Próximo Texto: Brasil x EUA divide moradores de Los Gatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.