São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'The Times' gastou 5 anos de pesquisa

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

O "The Times Atlas of The World - Family Edition", a versão inglesa do atlas que a Folha está lançando, consumiu cinco anos de pesquisa antes de ser editado pela primeira vez em 1988.
Uma equipe de cerca de 20 pessoas participou da elaboração da primeira edição, entre cartógrafos, editores e designers gráficos.
Desde a primeira edição em 1988, a obra foi republicada três vezes com revisões: em 1989, 1990 e 1991.
Em 1992, a editora Times Books lançou a segunda edição, atualizando as mudanças na divisão política do mundo causadas pelo colapso do comunismo na União Soviética e a transformação de suas repúblicas em países independentes.
O desmembramento da antiga Iugoslávia em cinco Estados –Sérvia e Montenegro, unidas na nova Iugoslávia, Macedônia, Bósnia-Herzegóvina, Croácia e Eslovênia– também foi incluído na segunda edição.
Em 1993, houve mais duas republicações revisadas do atlas, incluindo atualizações das fichas dos países no capítulo introdutório, chamado "Estados e Territórios". Agora, são citados 188 países.
A divisão da Tcheco-Eslováquia em janeiro de 1993 em dois Estados –República Tcheca e Eslováquia– foi uma das mudanças incluídas desta vez.
A idéia de criar a "Family Edition" (edição para a família) partiu de Barry Winkleman, editor da divisão de atlas da Times Books.
"A intenção era fazer um atlas menor, mais acessível e interessante para toda a família, fácil de consultar e com informações complementares sobre os países", diz Suzy Bell, a porta-voz da editora Times Books.
O projeto deu certo. Desde 1988, o "The Times Atlas of The World - Family Edition" já vendeu cerca de 300 mil cópias em todo o mundo, tornando-se um dos atlas da Times Books com maior vendagem nos últimos anos.
A Times Books começa agora a acelerar o uso de computadores para a produção de atlas.
Está criando um banco de dados informatizado com tecnologia digital para o setor.
O banco de dados vai permitir uma rápida atualização dos mapas que compõem seus atlas.

Texto Anterior: Volta ao mundo numa folha de papel
Próximo Texto: Projeto é patrocinado por 3 empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.