São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
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Empresas arriscam em anúncios do tetra

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A rotina nas agências de publicidade foi de corre-corre na semana passada. A possibilidade de o Brasil ser tetracampeão na Copa levou anunciantes a prepararem os anúncios de oportunidade.
São comerciais que só são veiculados se o Brasil ganhar da Itália. Se não, vai tudo pro lixo. Apesar de as chances serem de 50%, as empresas resolveram arriscar.
A Parmalat apostou alto. Se o Brasil ganhar, vai ser o anunciante exclusivo de uma edição extra da revista "Veja" que sai amanhã.
É um investimento de US$ 500 mil. Affonso Serra Jr., um dos sócios da DM9, agência que tem a conta da empresa, não quer adiantar como serão os anúncios.
Mas diz que, além da Parmalat, prepararam anúncios para homenagear o tetra a Sharp, a Antarctica e a Mesbla. No total, diz, poderá ser um gasto de US$ 1 milhão.
A Kaiser, que chegou até a criar uma cerveja especial para a Copa, montou um filme para TV de 30 segundos que vai mostrar o "Baixinho da Kaiser" –garoto-propaganda da cervejaria– pilotando a comemoração dos brasileiros.
Se a seleção de Parreira ganhar, o filme deve ficar no ar pelo menos uma semana.
"Ele vai estar fazendo uma traquinagem", diz, sem detalhes, Alexis Pagliarini, diretor de atendimento da conta, que é da DPZ.
Pela W/Brasil, vários clientes apostaram na conquista do tetra. A Rider, um dos patrocinadores da Copa na TV Globo, fez um filme de 30 segundos com a música "Brasil Pandeiro". As imagens mostram torcedores comemorando com o chinelo, é claro.
O chinelo aparece em outdoors com o slogan "O pé quente da torcida brasileira".
A Golden Cross preparou um anúncio para TV de um minuto –o dobro do padrão atual– no qual brinca com a palavra gol (parte do nome da empresa de saúde).
A construtora Rossi, também atendida pela W/Brasil com os apartamentos do "Plano 100", planejou um anúncio para página inteira em três jornais de São Paulo com a frase "100 comentários" e uma foto da camisa da seleção brasileira, diz Ronaldo Gasparini, 41, diretor de atendimento.
A Golden investiu em publicidade com o tema futebol US$ 1,5 milhão e a Rossi, perto de US$ 1 milhão, acrescenta Gasparini.
A Roche preparou um anúncio de jornal para seu analgésico Saridon feito pela Norton Publicidade. Uma foto mostra a embalagem sem os analgésicos. O título é: "Deu muita dor de cabeça, mas o Brasil é tetra".
(FS)

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