São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dividir lucros é o próximo passo

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

Participação nos lucros. Essa é a principal reivindicação dos operadores de produção da Delco.
O gerente-geral Edgar Lourençon acredita que esse é o próximo passo para melhorar o desempenho da empresa. "Estamos trabalhando nesse sentido."
Hoje, se os objetivos do Programa de Melhoria Contínua (Melco 2.000) são atingidos ou superados, a empresa faz uma espécie de comemoração com os funcionários.
"Ganhamos um café da manhã especial, com sorvete e suco, e também um brinde simbólico", conta o operador de produção Udival Romani Jr., 26.
O próprio Romani explica o Melco 2.000: o programa estabelece metas trimestrais de qualidade, segurança, produção, organização, redução do desperdício, entre outras.
"O programa traduz para o nível operacional os objetivos estratégicos da empresa", diz Lourençon.
Reuniões
Em encontros trimestrais toda a fábrica se reúne com a direção para avaliar resultados globais da empresa, como vendas, produtividade, lucros, perdas e planejamento futuro.
Os times de produção tem reuniões semanais, "onde se discute principalmente assuntos pessoais", segundo Romani; encontros quinzenais de qualidade e anuais, onde é definida a estratégia de atuação de longo prazo.
O operador de produção Luis Antônio Medeiros diz que a Delco é a primeira empresa em que ele trabalha na qual os lucros e metas globais são discutidos com o pessoal da produção.
"Acho positivo saber dos objetivos de produção. A gente pode se programar melhor", afirma Medeiros.
(CPL)

Texto Anterior: "Você é livre, não bate cartão", diz operador
Próximo Texto: Gerar empregos é o desafio do próximo milênio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.