São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Futebol de resultado' vira lema

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
DOS ENVIADOS A LOS ANGELES

O lema da seleção de Carlos Alberto Parreira é ganhar a Copa do Mundo com um "futebol de resultado". Os jogadores só pensam nisso. No resultado.
Não importa como ganhar os jogos. Importa vencer. Houve uma renúncia deliberada de se fazer espetáculo em campo.
"Quem quer espetáculo deve ir a circo", repete em entrevistas o coordenador-técnico da seleção, Mário Jorge Lobo Zagalo. "E a seleção não tem nada a ver com um circo."
"Estamos cansados de jogar bonito e perder a Copa do Mundo", diz o zagueiro Márcio Santos.
Na semana passada, os atacantes Romário e Bebeto defenderam a busca pura e simples do resultado na competição.
"Nós não estamos jogando um futebol bonito, de espetáculo. Jogamos um futebol moderno", disse Romário.
"Para nós, o que importa é o resultado. E isso tem sido prático para nós. Não importa jogar bonito", afirmou Bebeto.
A Folha ouviu outros cinco jogadores titulares de Parreira. Todos inocularam totalmente a ideologia do técnico. O futebol de resultado é uma missão para todos.
"Me lembro bem de 1982. Eu era apenas um garoto. Jogamos bonito em Barcelona... E perdemos. É hora de mudarmos as coisas", declarou Márcio Santos.
Taffarel acha que o Brasil "está precisando muito mais desse título" do que a Itália. O goleiro não elabora sobre o assunto. "O importante é o Brasil ganhar", diz.
"Só o professor sabe qual é o melhor (jogador) para o time. O dever cumprido para nós é sermos campeões. Vice não resolve o problema", diz Mazinho.
"Final é final, né?", pergunta o recém-promovido a titular Branco. Para ele, o importante no jogo de hoje à tarde é "ter atenção. Não pode bobear nem um minuto".
"Se bobear, a Itália é um time que castiga. E se você analisar bem, a Itália é um time que vem tendo uma sorte terrível", analisa o lateral brasileiro.
(FR e MM)

Texto Anterior: Romário tenta hoje ser artilheiro da Copa
Próximo Texto: Brasil faz a final 'em casa' na Califórnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.