São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zagueiro sabe anular Romário

SÍLVIO LANCELLOTTI
DO ENVIADO A LOS ANGELES

O sobrenome Maldini valoriza o futebol da Velha Bota desde a década de 50. Então, atuava pelo Milan e pela seleção um certo Cesare, marcador pela esquerda, 14 pelejas com a camisa da "Azzurra".
Em junho de 68, nasceu-lhe da mulher o filho Paolo –a quem o pai ensinou os mistérios da pelota.
Aliás, 18 anos depois, nas funções de mister da Under-21 da Bota, Cesare não hesitou em entregar ao bambino a posição que fora sua.
Rapidamente o garoto se provou até melhor do que o "babbo". Paolo estreou na equipe principal em março de 88 e, desde então, não mais perdeu o lugar de titular.
Hoje completa a sua partida de número 60. Na Copa, ganhou de Beppe Baresi a braçadeira de capitão em cinco jogos –honra que deve devolver ao líder do elenco.
Rude justiça. A tradição da "Azzurra" determina que seja o capitão o atleta com mais prélios na seleção.
Paolo Maldini, porém, já se provou o melhor dos 22 convocados de Arrigo Sacchi –inclusive porque, depois da contusão de Baresi, a contragosto se deslocou da lateral à quarta-zaga.
No chão ou pelo alto, foi imbatível em todos os cotejos da Itália, particularmente na dramática prorrogação diante da Nigéria, com Zola expulso e Mussi dilapidado pelas cãibras.
Caberá a Maldini marcar Romário: "Um atacante que exige muitos cuidados, por ser veloz e imprevisível. Neste Mundial, até aquilo que não se esperava Romário realizou, gol de cabeça".
Mas Maldini sabe como controlar o brasileiro –antecipando seus pensamentos e movimentos.
No jogo em que o Milan bateu o Barcelona, 4 a 0, a decisão da Copa dos Campeões da Europa, de fato Romário não viu a bola.
(SL)

Texto Anterior: Dino Zoff foi quem mais defendeu o gol da Itália
Próximo Texto: Baresi está fora do jogo de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.