São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Maverick" era melhor na TV

SÉRGIO AUGUSTO

"Maverick" era melhor na TV
Mel Gibson tinha apenas um ano de idade quando a telessérie "Maverick" foi ao ar pela primeira vez, em 1957. Suspensa em 1962, retomada em 1981 por curta temporada e na mesma época reciclada em dois telefilmes, lançou um dos mais bem-sucedidos heróis por acaso do Velho Oeste: Bret Maverick, misto de Doc Holiday e Treme-Treme. Doc foi um gênio no pôquer. E Treme-Treme, pândego caubói celebrizado por Bob Hope, o maior poltrão ao norte do rio Grande.
A nostálgica ressurreição cinematográfica de Maverick foi preparada com todos os ingredientes daquilo que os gringos chamam de "smash hit", o sucesso arrasa-quarteirão. Muita grana, belíssimas paisagens (Glen Canyon, no Arizona), um roteiro repleto de surpresas (assinado pelo autor de "Butch Cassidy", William Goldman), um diretor que sabe para que lado sopra o vento (Richard "Máquina Mortífera" Donner) e um trio de atores de imenso prestígio popular.
Deu certo? Na bilheteria, sim. Ninguém quis deixar de ver como Gibson se sairia no papel do maior almofadinha das pradarias, tendo ao lado Jodie Foster (como uma pilantra de saloon, a princípio agendada para Meg Ryan) e o protagonista original da telessérie, James Garner. Se todos saíram satisfeitos do cinema, são outros 500 reais.
A cena de abertura é ótima e outras, do mesmo padrão, surgem aqui e ali, pois Goldman nao é bobo –longe disso. Mas desta vez ele foi longe demais na sua volúpia de ser jocoso a qualquer preço e a todo instante. Apesar de programado para ser um western engraçado, na linha de "Butch Cassidy", "Maverick" acabou resultando num bangue-bangue metido a engraçadinho. Logo, cansativo. E, às vezes, irritante.
Maverick (idem). EUA, 1994. Direção de Richard Donner. A estréia estava programada para sexta, 15, nos cines Marabá, Liberty e Gazeta, além de salas a confirmar nos shoppings Eldorado, Jardim Sul, West Plaza, Center Norte, Plaza Sul, Aricanduva, Interlagos, Iguatemi eMorumbi. Horários a confirmar.

Texto Anterior: Na tela com o grandalhão
Próximo Texto: Favas contadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.