São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Johannesburgo é centro produtor de diamantes

SILVIO CIOFFI
DA REDAÇÃO

Grande metrópole sul-africana, Johannesburgo (1,6 milhões de habitantes) se destaca mundialmente como centro de lapidação de diamantes e produtor de ouro.
Primeira parada para quem vai à África do Sul de avião, a cidade teve crescimento impressionante: 30 mil habitantes em 1892, 350 mil habitantes em 1936 e duas vezes mais em 1944.
Fundada em 1886 em decorrência da descoberta de ouro e da migração de descendentes de holandeses do Cabo até a região do Transvaal, Johannesburgo é pólo financeiro, comercial e industrial.
Alguns dos seus museus:
Museu Africano ("Africana Museum"), na esquina das ruas Market e Simmonds. Coleção histórica e etnológica.
Museu da Guerra ("Museum of Military History"), na avenida Jam Smuts, ao lado do zoológico. Acervo com peças da guerra anglo-bôer e das guerras mundiais.
Galeria de Arte ("Johannesburg Art Gallery"), no parque Joubert, limitado pelas ruas Klein e Wolmarans. Pintura francesa, inglesa, holandesa e contemporânea.
(SC)

Texto Anterior: Durban promove turismo sul-africano
Próximo Texto: Com o fim da segregação, país está em 'lua-de-mel'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.