São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alter do Chão é escala obrigatória de navios

ABNOR GONDIM
DA AGÊNCIA FOLHA,EM SANTARÉM (PA)

A praia mais procurada do rio Tapajós é Alter do Chão (localizada a 35 km de Santarém), antiga aldeia borari. Na vazante do rio (julho a dezembro) surge no local uma penísula de areia branca e fina recheada de arbustos.
Forma uma espécie de barreira natural do lago Verde, ou lago dos Muiraquitãs, nome de pequenos amuletos amazônicos.
Contemplada há quatro anos com uma estrada e parada obrigatória de cruzeiros marítimos, Alter do Chão mantém a característica de um povoado ribeirinho.
Apesar da chegada ao povoado de jet skis e caiaques, os cerca de 800 moradores resistem e mantêm a tradição cultural da comunidade.
O melhor exemplo disso é a festa do Sairé, realizada na primeira semana de julho. Ele é inspirada no ritual dos boraris para saudar os navegadores portugueses.
Imitando os visitantes, que desciam com mastros da Coroa portuguesa, os índios fizeram mastros com troncos de árvores enfeitados com frutas. Até hoje os participantes entoam ladainhas religiosas em latim.

Texto Anterior: Estrangeiros são os mais frequentes visitantes
Próximo Texto: Centro reúne coleções indígenas de 9 tribos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.