São Paulo, sábado, 30 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Damon Hill é o mais rápido no 1º treino

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A HOCKENHEIM

O inglês Damon Hill obteve ontem no circuito de Hockenheim a pole provisória para o GP da Alemanha de Fórmula 1.
Hill foi o mais rápido (1min44s026), na primeira sessão de treinos oficiais, quando pilotos e equipes sofreram para manter seus carros na pista.
Os novos carros, modificados por força do regulamento, se mostraram bem mais instáveis. Somadas a isso, ondulações em trechos da pista fizeram com que alguns pilotos terminassem seus giros nas caixas de brita.
Gerhard Berger, da Ferrari, foi o segundo mais rápido, 1min44s616, enquanto Michael Schumacher acabou em terceiro, com o tempo de 1min44s875.
O alemão não teve muita chance de lutar pela pole. Após fazer uma única volta rápida, Schumacher emprestou seu carro para o companheiro Jos Verstappen, que havia rodado nos treinos da manhã.
O piloto holandês, em sua primeira volta, perdeu o controle do Benetton e foi parar na brita. Final de treino para ele e Schumacher.
O resultado decepcionou o bom público que compareceu a Hockenheim, apesar de ser sexta-feira.
"Nós realmente não pensávamos em pole, pois o circuito não nos favorece", disse Schumacher em entrevista após o treino.
"Tive de me adaptar a este carro e acho que poderia ter ido melhor em uma segunda volta. Mas ela não existiu", lamentou.
Para vencer em seu país, Schumacher tem de superar os Williams e as Ferraris, que, teoricamente, levam vantagem por terem motores mais fortes.
Hill não foi superado nenhuma vez. O inglês já havia elogiado o carro, modificado para cumprir as alterações do regulamento em testes realizados na semana anterior.
A Ferrari, por sua vez, teve problemas. Nos treinos livres da manhã, Gerhard Berger viu seu motor estourar e pegar fogo. A escuderia decidiu, então, trocar de motor.
A versão E4 foi substituída pela E5, devido às condições climáticas. O motor de Alesi também foi trocado, para que os dois pilotos andassem no mesmo nível.
A troca, no entanto, fez com que Alesi e Berger só entrassem na pista faltando 12 minutos para o final do treino.
Berger fez o segundo tempo e Alesi, o quarto (1min45s272). O companheiro de Hill na Williams, David Coulthard, foi o quinto, com 1min45s477.
Rubens Barrichello ficou em nono, com 1min45s962, enquanto Christian Fittipaldi obteve o 13º tempo, 1min47s150.
Para hoje, quando acontece a segunda sessão de treinos classificatórios, a partir das 8h (de Brasília, com TV), a expectativa principal são as condições climáticas.
A Alemanha vive um verão muito quente, mas ontem a temperatura foi amena, 24 graus, em vez dos dias anteriores, quando beirava os 30 graus.
Se for esta a temperatura hoje, poucos conseguirão modificar o grid para a corrida, prevista para as 9h (Brasília), amanhã.

NA TV Globo, treino oficial ao vivo, a partir das 8h

Texto Anterior: Os gols de Romário explicam seus atos
Próximo Texto: Alemão corre os próximos 2 GPs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.