São Paulo, terça-feira, 9 de agosto de 1994
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Folha dá atlas que custa US$ 30 nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha lança neste domingo o primeiro fascículo e a capa dura de um atlas publicado nos Estados Unidos pelo jornal "The New York Times". Aqui, os 19 fascículos que formarão um atlas colorido de 184 páginas serão gratuitos. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, o mesmo atlas é vendido por cerca de US$ 30.
O atlas tem o formato de 31 cm x 22 cm, capa dura e é impresso em papel nobre.
Na estréia do atlas, a Folha vai ter uma tiragem de 1,1 milhão de exemplares, um recorde na história da imprensa brasileira.
Não existe no mercado brasileiro nenhum atlas similar ao que a Folha começa a distribuir de graça aos leitores no próximo domingo.
Ele é atualizado, com todas as mudanças causadas no desenho do mundo pelo fim do comunismo no Leste Europeu.
A ex-União Soviética já aparece dividida em 15 Estados independentes, a antiga Iugoslávia está desmembrada em cinco países e o que era a Tcheco-Eslováquia virou República Tcheca e Eslováquia.
Consulta fácil
O índice para se localizar cidades, Estados, rios e montanhas no atlas da Folha tem 30 mil nomes.
Para se ter uma idéia da diferença, o maior índice de um atlas brasileiro tem 5.444 nomes. Sem um bom índice, é impossível descobrir onde fica uma cidade.
O atlas da Folha tem também 188 bandeiras coloridas de nações, acompanhadas dos respectivos dados sobre população, capital, língua, moeda e religião.
Tabelas e gráficos comparam área de mares e oceanos, comprimento de rios, altura de montanhas e a população de 170 regiões metropolitanas do mundo.
Um dicionário explica o sentido de 367 termos geográficos. O livro tem ainda um guia de pronúncia de mais de 20 línguas, do francês ao somali.
Pesquisa de 5 anos
O atlas que a Folha dará aos leitores foi criado em 1988 na Inglaterra pelo jornal "The Times". É uma das editoras mais conceituadas de atlas do mundo. Lançou o seu primeiro atlas em 1895.
Para acompanhar as mudanças do mundo, o atlas já passou por seis atualizações desde que foi lançado em 1988. Só no ano passado foram feitas duas atualizações.
A idéia do "The Times" era criar um livro atraente para toda a família e fácil de consultar.
Só no projeto do atlas o jornal inglês consumiu cinco anos de pesquisa de uma equipe de 20 pessoas, entre cartógrafos e designers gráficos.
O projeto virou um best-seller. Só a versão britânica já ultrapassou a barreira das 300 mil cópias e é um dos atlas mais vendidos do "The Times".

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