São Paulo, terça-feira, 9 de agosto de 1994 |
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FHC não responderá a ataques na TV
EMANUEL NERI
Pelo menos na atual fase da campanha, FHC vai se limitar a entrar com recurso junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) quando se sentir atingido moralmente pelos outros candidatos. Uma equipe de advogados está rastreando todos os programas eleitorais. Os recursos serão feitos em nome da coligação ou, se for o caso, do próprio candidato. FHC quer passar a imagem de que sua preocupação maior é com a administração do país. Seu programa de TV tem insistido nas metas principais de seu programa. Seu objetivo é ficar acima de bate-bocas eleitorais. Até mesmo em entrevistas, FHC quer evitar a troca de acusações. Quando muito, responde com ironia e sutileza. Ontem, por exemplo, FHC tratou com ironia o desafio de Aloizio Mercadante, vice de Lula, para um debate sobre o Plano Real: "Mas ele é candidato a presidente? O Lula deve ficar preocupado". FHC tem adotado um estilo próprio de fazer campanha. Quando interessa, dá alfinetadas nos adversários. Quando vem o contra-ataque, responde com ironia ou evita a resposta direta. O caso de Mercadante é um exemplo. O tucano havia dito que Mercadante devia estudar mais para poder entender o Real. Anteontem, o vice de Lula deu o troco. "É só marcar a hora e o lugar para debater o plano", disse Mercadante. "Eu não sou como ele, que manda a população esquecer tudo o que escreveu", afirmou. Outro exemplo do estilo tucano de fazer campanha foi a resposta dada ontem a Lula. O petista quis saber se FHC tinha "coragem" de assinar um cheque em branco e entregar a seu vice, Marco Maciel. "Isso é golpinho de campanha. Não respondo a golpinho de campanha", declarou FHC. Além da ironizar críticas de adversários, a estratégia de FHC inclui ainda um estilo professoral em seus programas de TV. Um filme que acompanha o jingle de seu programa eleitoral de TV mostra o candidato lendo livros, fazendo anotações e limpando os óculos Texto Anterior: Projetos custam a aparecer Próximo Texto: Cerco ao real Índice |
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