São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia teme atentado contra presidentes

SILVIA NORONHA
DA SUCURSAL DO RIO

As equipes de segurança da 8+ Cúpula Presidencial do Grupo do Rio –que reunirá presidentes latino-americanos entre 6 e 10 de setembro no Rio– temem atentados contra os presidentes do Peru, Alberto Fujimori, e da Venezuela, Rafael Caldera.
As Forças Armadas e as polícias Federal, Civil e Militar montam plano de segurança semelhante ao organizado durante a Eco-92 para o encontro, que vai reunir 13 presidentes latino-americanos.
A conferência será no Hotel Glória, zona sul, e vai reunir os presidentes da Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Equador, Trinidad Tobago, México, Guatemala e Itamar Franco.
"O esquema será semelhante ao da Eco-92, mas em proporções bem menores", afirmou o coordenador de segurança de área para o evento e chefe da seção de planejamento do Comando Militar do Leste, coronel Cândido Gafrée.
Durante a Eco-92, carros-tanque do Exército ajudaram a fazer a segurança da cidade. "O plano é sigiloso, não posso adiantar informações", afirmou Gafrée.
Todos os presidentes, inclusive Itamar Franco, ficarão hospedados no hotel, onde acontecerão as reuniões. Apenas no dia 9 haverá deslocamento para o Palácio Itamaraty (centro), onde Itamar oferecerá um jantar aos presidentes latino-americanos e suas comitivas.
A exemplo do que ocorreu durante a Eco-92, mendigos serão retirados das ruas.
Segundo a diretora da Fundação Leão 13, Lurimar Santiago, 44, os mendigos serão retirados das áreas próximas ao Hotel Glória e de todo o trajeto de comitivas de chefes-de-estado.
O Itamaraty nega ter pedido a retirada de mendigos. O coronel Gafrée disse que não havia "nada sobre isso" no plano de segurança, embora a Fundação Leão 13 tenha confirmado a solitação.
O Grupo do Rio é formado por 13 presidentes que se reúnem anualmente para discutir questões sobre política internacional.

Texto Anterior: Indefinição do governo confunde sertanejos
Próximo Texto: Governo se prepara para minimizar estouro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.