São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede pressiona holding

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A rede de concessionários da Volkswagen venceu a queda-de-braço com a direção da Autolatina. O novo carro "popular" da Ford não será um modelo derivado do novo Gol. O modelo escolhido foi o Fiesta, carro mundial da Ford produzido na Inglaterra e Espanha.
A decisão será divulgada oficialmente apenas no final de setembro, a tempo de apresentar o carro no Salão do Automóvel, em São Paulo, no final de outubro.
Os revendedores da Volks ficaram sabendo em fevereiro que a Autolatina já tinha o protótipo do novo carro da Ford, desenvolvido com base no projeto do novo Gol.
A reação foi imediata. Houve até ameaça de ação judicial. Os concessionários da Volks conseguiram até o apoio de José Ignácio Lopez de Arriortúa, executivo da Volkswagen mundial.
A decisão de abandonar o projeto e optar pelo Fiesta foi adotada no último dia 6 de julho, durante reunião do Conselho de Administração da Autolatina.
Uma outra decisão tomada na mesma reunião deixou ainda mais satisfeitos os concessionários: os carros da Ford e da Volks não serão mais desenvolvidos sobre plataformas comuns e sim a partir das plataformas mundiais desenvolvidas pelas matrizes.
A nova estratégia adotada pela Autolatina coloca em discussão o seu próprio futuro. Para muitos concessionários, o divórcio é visto como "um excelente negócio".
O ex-presidente da Ford, Luiz Carlos Mello, atualmente diretor da Souza Ramos, concessionária Ford de São Paulo, é um dos defensores da tese.
Em artigo escrito em junho, Mello afirmou que, como as condições do mercado mudaram, Ford e Volkswagen devem se separar e retornar à condição de "competidoras inconciliáveis".
Concessionários da Volkswagen também defendem a separação. Dizem que a rede Ford vende pouco e perdeu participação no mercado por incompetência.
O presidente da Assobrav é mais moderado. Acha que a idéia de acabar com a Autolatina é "prematura".
(APF)

Texto Anterior: Indústria reconquista os EUA
Próximo Texto: Objetivo era reduzir custos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.