São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994 |
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Rede pressiona holding
ARTHUR PEREIRA FILHO
A decisão será divulgada oficialmente apenas no final de setembro, a tempo de apresentar o carro no Salão do Automóvel, em São Paulo, no final de outubro. Os revendedores da Volks ficaram sabendo em fevereiro que a Autolatina já tinha o protótipo do novo carro da Ford, desenvolvido com base no projeto do novo Gol. A reação foi imediata. Houve até ameaça de ação judicial. Os concessionários da Volks conseguiram até o apoio de José Ignácio Lopez de Arriortúa, executivo da Volkswagen mundial. A decisão de abandonar o projeto e optar pelo Fiesta foi adotada no último dia 6 de julho, durante reunião do Conselho de Administração da Autolatina. Uma outra decisão tomada na mesma reunião deixou ainda mais satisfeitos os concessionários: os carros da Ford e da Volks não serão mais desenvolvidos sobre plataformas comuns e sim a partir das plataformas mundiais desenvolvidas pelas matrizes. A nova estratégia adotada pela Autolatina coloca em discussão o seu próprio futuro. Para muitos concessionários, o divórcio é visto como "um excelente negócio". O ex-presidente da Ford, Luiz Carlos Mello, atualmente diretor da Souza Ramos, concessionária Ford de São Paulo, é um dos defensores da tese. Em artigo escrito em junho, Mello afirmou que, como as condições do mercado mudaram, Ford e Volkswagen devem se separar e retornar à condição de "competidoras inconciliáveis". Concessionários da Volkswagen também defendem a separação. Dizem que a rede Ford vende pouco e perdeu participação no mercado por incompetência. O presidente da Assobrav é mais moderado. Acha que a idéia de acabar com a Autolatina é "prematura". (APF) Texto Anterior: Indústria reconquista os EUA Próximo Texto: Objetivo era reduzir custos Índice |
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