São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994 |
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Gasto de adolescente supera o infantil
NELSON BLECHER
Esse exército influencia as compras de bens que somam US$ 200 bilhões, de acordo com levantamento da Teenage Research. "Essa e outras pesquisas internacionais mostram que os 'teens' gastam nove vezes mais do que o público infantil, que depende dos pais", diz David Palfenier. Isso explica a decisão estratégica da Elma Chips, sexta filial da Pepsico Foods, de redirecionar algumas de suas oito marcas de salgadinhos para o segmento. Uma estaca iluminada por 560 lâmpadas foi cravada quarta-feira passada no coração de um dos paraísos "teens" –o parque Playcenter, em São Paulo, onde a empresa inaugurou um gigantesco "backlight" de 400 m2. A equipe inglesa que prepara a próxima versão do livro de recordes Guinness deve confirmá-lo como o maior outdoor instalado no mundo, prevê o diretor de marketing. Embora faltem pesquisas detalhadas que possibilitem uma avaliação da renda dos adolescentes no país, estima-se em cifra superior a US$ 1 bilhão anuais o dinheiro nas mãos dos "teens" da classe média. Um levantamento da agência Young & Rubicam indica que 80% das 600 mil toneladas de achocolatados, 40% dos 5,5 bilhões de refrigerantes e 30% de 500 mil toneladas de biscoitos produzidos anualmente são consumidos por crianças e jovens até 14 anos. Somente esses três produtos geram um faturamento acima de US$ 3 bilhões. Os adolescentes são também os maiores compradores de "snaks" (sorvete, chocolate, doce e bala), cujo consumo atinge 7,3 quilos per capita e rende US$ 3,2 bilhões anuais aos fabricantes. A Elma Chips, segundo Palfenier, projeta faturamento de US$ 150 milhões em 1994, 15% superior ao registrado no ano passado. (NB) Texto Anterior: Salgadinho 'informal' vende 38 mil t Próximo Texto: Comerciais reforçam consumo compulsivo Índice |
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