São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994
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Towshend escreve texto

PAULO CAVALCANTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Até agora, as reedições em CD do The Who sempre foram decepcionantes, com som baixo e péssima mixagem. Tirando algumas poucas faixas, o resto foi totalmente remasterizado. O The Who nunca soou tão trovejante e bombástico.
Com poucas obscuridades e raridades, o pacote começa com "I'm The Face", quando a banda ainda se intitulava High Numbers e termina com "Saturday Night is Alright For Fighting", gravada em 1991 para "Two Rooms", disco em homenagem a Elton John e seu parceiro Bernie Taupin.
Os principais compactos e faixas-chave dos álbuns do The Who correm soltas ao longo dos quatro Cds. Ainda assim, os critérios dos compiladores merecem reparos. "Substitute", a mesma que tanto tocou recentemente com os Ramones, aparece numa gravação ao vivo de 1970, e não na versão original do compacto que saiu em março de 1966.
Quanto às raridades, não há nada que os fãs já não conheciam atráves de discos-piratas, como as faixas "Jaguar", "Fortune Teller" e "Melancholia".
Talvez a maior curiosidade seja o infame "incidente Abbie Hoffman". No meio da apresentação do The Who em Woodstock, um ex-ativista subiu ao palco sem ser convidado e começou um discurso político. Townshend não pensou duas vezes e expulsou o sujeito com uma guitarrada. Este excerto de 16 segundos diz mais sobre a política dos anos 60 do que uma pilha de livros.
O livreto traz fotos raras, discografia completa e textos dos jornalistas Keith Altham, Chris Charlesworth e Dave Marsh. Pete Townshend também assina um ensaio: "Who Cares". O velho Pete pode resmungar, mas ele ainda se importa.

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