São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conhecer costumes evita gafes

TANIA NOMURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A origem da etiqueta no Japão é a religião nativa Xinto, também conhecida como "caminho dos deuses". Sua essência era considerar que a todas as coisas da natureza se devia um certo grau de reverência, desenvolvendo-se assim uma atitude respeitosa.
Os japoneses costumam ser condescendentes com estrangeiros, mas é bom conhecer um pouco de etiqueta para evitar gafes.
Se você pensa fazer negócios, não se esqueça de providenciar cartões de visitas com tudo impresso também em japonês.
Confirme nome e título para determinar o grau de reverência que irá demonstrar ao interlocutor, já que isso depende da idade e da posição de quem se cumprimenta.
Estrangeiros não precisam se preocupar muito sobre como e quando se curvar perante japoneses, pois eles entendem que isso é algo particular de sua cultura.
Lembre-se sempre de girar um pouco para o lado, para evitar uma bela batida de cabeças.
Mesmo que você já tenha se familiarizado com os "pauzinhos" ("ohashis") japoneses, aqui vão algumas dicas para se evitar as gafes mais comuns: segurar "pauzinhos" e tigela com a mesma mão; espetar os "pauzinhos" na tigela de arroz, com as pontas para baixo; "cavocar" procurando por um pedaço mais apetitoso numa travessa comum; usar o próprio "ohashi" para se servir de um prato que está na mesa para todos.
Não há nada de errado em comer sushi com a mão. Restaurantes servem "oshibori" (pano quente), para manter as mãos limpas.
Enquanto não estiverem sendo usados, os "ohashis" devem ficar em pequenos descansos de cerâmica. No fim da refeição, deixe-os sobre a porcelana principal ou cruzados sobre a tigela de arroz.

Texto Anterior: Melhores lembranças não estão à venda
Próximo Texto: Passeie muito nos intervalos das aulas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.