São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atlas mostra Japão e os "tigres asiáticos"

DA REPORTAGEM LOCAL

Atlas mostra Japão e os "'tigres asiáticos"
Sexto fascículo traz o novo eixo econômico do mundo
O sexto fascículo do atlas Folha/"The New York Times", que circula encartado na edição do próximo domingo, mostra o novo eixo econômico do mundo. Traz os seguintes mapas: Japão, sudeste asiático, China Central, Austrália, sudoeste do Pacífico, sudeste da Austrália, Nova Zelândia e oceano Índico.
É uma região em que os fenômenos econômicos se sucedem com uma velocidade tão vertiginosa que é difícil lembrar o nome do último país que entrou na berlinda.
Para quem não se lembra, o Japão foi o fenômeno da última década e a China é a queridinha dos investidores dos anos 90.
Neste ano, há dois outros países cotados para ingressar no clube dos "tigres asiáticos": Malásia e Tailândia. São quatro os chamados "tigres asiáticos": Taiwan, Coréia do Sul, Hong Kong e Cingapura.
Fora a Coréia do Sul, que aparece no fascículo de hoje, todos os outros países estão nos mapas que circulam no próximo domingo.
O pulo do tigre
Alguns números ajudam a visualizar por que o eixo econômico do mundo está se deslocando para a Ásia. Veja:
O Produto Nacional Bruto (PNB) da China, índice que mede a produção total de bens e serviços, cresceu 13,4% em 1993 e a estimativa para este ano é de 9%, comparando-se sempre com o ano anterior;
Logo atrás da China, vêm os dois candidatos a "tigres": o PNB da Malásia deve saltar 8,4% este ano e o da Tailândia, 8,3%.
Para se ter uma idéia do que significam esses índices, o PNB dos EUA no primeiro trimestre deste ano cresceu cerca de 3%.
Mapa inédito
O próximo fascículo do atlas Folha/"The New York Times" traz um mapa inédito nas publicações do gênero no Brasil: é o que mostra o oceano Índico –o Pacífico sai no fascículo sete e o Atlântico, no oito.
É um mapa detalhadíssimo: mostra mares, bacias, canais, fossas e os principais rios.

Texto Anterior: Empresa pode reaver imposto na Justiça
Próximo Texto: Aprovação ao plano cai 4 pontos e volta ao nível de 30 de agosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.