São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coerência é indispensável para 'prender' selecionador

DA REPORTAGEM LOCAL

Coerência na descrição de objetivos e dos passos da carreira profissional são requisitos indispensáveis para que o selecionador se atenha às páginas de um currículo.
Por isso, não basta listar experiências profissionais. É importante que o candidato demonstre organização quanto à forma e conteúdo na elaboração do documento.
Não é o que fez Sílvia Cristina Rossi, 24, segundo Simon Franco, 55, presidente da Simon Franco Recursos Humanos. Para ele, a candidata expôs suas idéias de maneira confusa, além de mal-apresentadas esteticamente.
"As informações contidas no currículo de Sílvia não são consistentes e demonstram imaturidade", afirma Franco.
Não se considera como parte da carreira, por exemplo, uma função exercida aos 8 anos de idade, informa Franco, referindo-se aos 16 anos de carreira da candidata.
Para ele, a carta de apresentação também não foi escrita em tom correto."Há erros de português e o conteúdo se assemelha a anotações de um diário pessoal", analisa.
Franco sugere ainda que Sílvia retire a frase final "Deus nos iluminará e caminharemos pela luz divina". Não se trata de preconceitos religiosos, mas está empregada "fora de contexto".
"Sílvia parece ter energia, vontade de trabalhar, mas está sem rumo", diz o consultor. Ele aconselha que a candidata se inscreva em um programa de direcionamento vocacional para canalizar suas habilidades.
Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise por consultores e publicação nesta seção, para o caderno Empregos – Seção "Seu Currículo" – al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

Texto Anterior: Empresa pode proibir funcionário de fumar?
Próximo Texto: Ciee lança catálogo gratuito de livros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.