São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solução do aborto contenta a todos

DA }REUTER

Solução do aborto
contenta a todos

Tanto liberais quanto conservadores proclamaram vitória na questão do aborto, ontem, na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento. O encontro da ONU no Cairo termina na terça-feira.
Organizações que defendem o direito ao aborto consideraram o texto aprovado como um avanço. Para elas, está mais próximo o reconhecimento internacional de que o aborto clandestino é um sério problema de saúde pública.
A organização norte-americana Federação da Paternidade Planejada, por exemplo, declarou-se encorajada: }As mulheres de todo o mundo merecem mais... Nossa luta continua.
O chefe da delegação do Vaticano e líder do lobby antiaborto, arcebispo Renato Martino, disse que foi }uma grande vitória da posição da Santa Sé, em face do consenso obtido e que exclui o aborto como meio de planejamento familiar'.
Depois de resolver a difícil questão do aborto, os delegados tiveram de enfrentar restrições de países muçulmanos aos trechos do documento final que reconhecem }casamentos e outras uniões e direitos sexuais para }casais e indivíduos.
A proposta, ontem, era de substituir }outras uniões por }várias formas de família, mas segundo o presidente do comitê de redação ainda não havia consenso.

Texto Anterior: Quem diria...; Às avessas; Bazar; Babel; Fim-de-semana; Inflação; Descamisado
Próximo Texto: França vai proibir véus islâmicos em escolas; Malásia quer eliminar lei islâmica em punição; Dissidentes do Sudão protestam no Cairo; Repressão deixa 200 feridos em Bangladesh
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.