São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França vai proibir véus islâmicos em escolas; Malásia quer eliminar lei islâmica em punição; Dissidentes do Sudão protestam no Cairo; Repressão deixa 200 feridos em Bangladesh

França vai proibir véus
islâmicos em escolas
O ministro da Educação da França, François Bayrou, anunciou ontem que os véus islâmicos serão proibidos no sistema escolar laico público. Ele considera os véus causadores "de divisão em nossa juventude". Segundo ele, cerca de 700 alunas usam o véu na França.
Malásia quer eliminar
lei islâmica em punição
O primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, afirmou que o governo federal deve proibir os Estados do país de aplicar punições de acordo com a lei islâmica, que inclui, por exemplo, o apedrejamento de adúlteras. Segundo ele, a função pode ser preenchida pelas regulamentações na Constituição.
Dissidentes do Sudão
protestam no Cairo
Dissidentes do Sudão foram à Conferência do Cairo para protestar contra violações dos direitos humanos por parte do governo islâmico de seu país. "Esta conferência é sobre temas contemporâneos. Como poderíamos participar, se nosso governo nos levou de volta à Idade Média?", questionou Azza al Tigali, do Fórum das Mulheres Sudanesas.
Repressão deixa 200
feridos em Bangladesh
A polícia de Bangladesh reprimiu um protesto de 25 mil oposicionistas nas ruas de Daca, a capital, num confronto que deixou 200 feridos. Mais de cem pessoas foram presas. O partido de oposição Awami convocou greves gerais para hoje, amanhã e terça-feira.

Texto Anterior: Solução do aborto contenta a todos
Próximo Texto: África do Sul enfrenta onda de crimes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.