São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minoria branca compra armas

FERNANDO ROSSETTI
DE JOHANNESBURGO*

Minoria branca
compra armas

Uma pesquisa sobre posse de armas na África do Sul constatou que 52% das famílias que falam africâner e 46% das que falam inglês possuem armas de fogo.
Africâner e inglês são as línguas maternas da minoria branca do país (13% da população).
A pesquisa foi feita em 1991 e, desde então, o número de licenças concedidas para posse de armas tem aumentado 20% ao ano, segundo a polícia.
No ano passado havia 3,5 milhões de armas de fogo licenciadas na África do Sul, mais de uma para cada dez habitantes.
A polícia não tem estimativa do número de armas ilegais no país. Em uma blitz nacional realizada no fim-de-semana retrasado foram aprendidas "mais de cem" armas não-licenciadas.
A arma preferida dos criminosos da África do Sul é o fuzil AK-47. É também a arma "indispensável" do guerrilheiro africano.
Criado na ex-URSS, o AK-47 pode funcionar ininterruptamente, como uma metralhadora. É à prova de água e de lama, pode ser enterrado e desenterrado sem problemas e precisa de pouca manutenção.
Desde o início da década, quando começaram negociações de paz entre grupos guerrilheiros em Angola e Moçambique, ao norte da África do Sul, essas armas têm "inundado" o mercado negro.
Na semana passada, a maior "estrela" da Feira Internacional do Ar-94, em Farnborough (Reino Unido), foi um helicóptero fabricado na África do Sul.
Seu nome é Rooivalk (pronuncia-se "roifalc"). Ele é capaz de dar rasantes como nenhum outro para lançar mísseis ou balas.
Como esteve sob embargo de armas durante o apartheid, a África do Sul acabou desenvolvendo seus próprios armamentos, entre eles o Rooivalk.
"Esse helicóptero foi projetado por um piloto para um piloto. É uma boa peça de tecnologia", comentou em Farnborough Paul Beaver, especialista em armas da revista britânica "Jane's".(FR)
*Com agências internacionais

Texto Anterior: África do Sul enfrenta onda de crimes
Próximo Texto: Convite a Mandela gera mortes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.