São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleitor de FHC 'envelhece'

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
EDITOR DO PAINEL

Desde o caso Ricupero, o eleitorado de Fernando Henrique "envelheceu". Isto é o que mostra a comparação das pesquisas Datafolha de 5 de setembro e 9 de setembro.
A intenção de voto do tucano entre eleitores com mais de 45 anos aumentou de três a quatro pontos percentuais em apenas quatro dias. No mesmo período, diminuiu de dois a quatro pontos seu percentual entre os eleitores de 25 a 44 anos.
Na faixa mais jovem do eleitorado, entre 16 e 24 anos, a inteção de votos no candidato do PSDB permanece estável.
O resultado desta "migração" no eleitorado de FHC é que, hoje, ele tem mais votos entre os eleitores de 45 a 59 anos (49%) e menos entre os de 25 a 34 anos (39%).
Os mais velhos se dividiram em dois grupos: ou não se importaram com o caso Ricupero, ou se abalaram num primeiro momento, mas, em seguida, retomaram sua intenção de voto.
Já os eleitores jovens ou de meia-idade demoraram para reagir ao caso Ricupero, mas agora se mostram mais reticentes em relação ao tucano.
Para Lula, a idade determina a intenção de voto: seus maiores índices estão entre os mais jovens (27% entre 16 e 34 anos) e os menores, entre os mais velhos (15% nos eleitores com mais de 60 anos).

Texto Anterior: SUB JUDICE
Próximo Texto: Os custos políticos do desemprego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.