São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Egberto criou 'caso Míriam'

DA REPORTAGEM LOCAL

Egberto Batista foi o autor do golpe político mais forte sofrido por Lula na eleição de 1989.
Foi ele quem levou ao programa eleitoral de Fernando Collor a ex-namorada de Lula Míriam Cordeiro. Ela acusou Lula de tentar forçá-la a fazer um aborto.
O depoimento de Míriam foi ao ar na última semana da campanha eleitoral, quando Lula vinha subindo nas pesquisas.
Lula se defendeu levando ao seu programa eleitoral Luriam, sua filha com Míriam. O petista provou que tinha registrado a paternidade da menina.
O comando da campanha de Lula avaliou que as acusações de Míriam foram um dos principais fatores da derrota do PT em 1989.
Egberto era um dos coordenadores da campanha de Collor. Quando Collor assumiu, foi nomeado para a Secretaria de Desenvolvimento Regional.
Neste cargo, ele coordenava a distribuição de verbas para os programas de desenvolvimento nas regiões Norte e Nordeste.
Fora do governo, ele montou uma agência de estratégia política que tinha como principal produto o plano de campanha que foi usado em 1989 por Collor.
Em 1993, ele tentou vender seu esquema de campanha a todos os candidatos a presidente. Não confechou contrato com ninguém.

Texto Anterior: Reunião de petistas com ex-assessor de Collor abala o comando do PT
Próximo Texto: Hibernação eleitoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.