São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB faz distribuição de normógrafos no CE

LUCIO VAZ
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

O PSDB do Ceará vai distribuir 4 milhões de normógrafos (cartões com espaços vazados indicando o nome dos candidatos do partido) entre os analfabetos e semi-analfabetos para as eleições do dia 3.
O Ceará tem cerca de 800 mil pessoas que não sabem ler entre seus 4,8 milhões de eleitores.
O número de normógrafos a ser distribuído, portanto, quase iguala o de eleitores no Estado. "Vamos pegar também os que só sabem 'ferrar' o nome", diz o assessor de imprensa do PSDB, Frota Neto.
A legislação eleitoral permite o uso do normógrafo como uma forma de auxílio aos analfabetos.
Os analfabetos são induzidos a votar na chapa majoritária do PSDB. A Folha acompanhou a entrega de normógrafos na favela do Mucuripe, ontem à tarde.
A cabo-eleitoral Fernanda Lopes, 25, chegou na casa de Maria Eunice Santos, 62, às 14h10, e perguntou: "A senhora sabe ler?"
Diante da resposta negativa, Fernanda entregou o normógrafo e explicou o método. "Estamos entregando esta cédula para quem não sabe ler. Fica mais fácil para votar", disse. Em seguida, mostrou como funciona o normógrafo.
Trata-se de uma espécie de envelope com espaços vazados, onde aparecem os nomes dos candidatos do PSDB a presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, ao governo do Estado, Tasso Jereissati, e ao Senado, Lúcio Alcantara e Sérgio Machado.
A cédula é introduzida no envelope e aparecem apenas os nomes da chapa do PSDB. Também há espaço vazado para os quadrados onde os eleitores vão assinalar com um "x" os nomes escolhidos. O normógrafo tem dois lados. Com o verso é possível votar no "cabresto" também na eleição proporcional (deputado estadual e federal). Os espaços vazados formam o número 45, número da coligação PSDB-PDT-PTB.

Texto Anterior: Tucanos podem manter IPMF
Próximo Texto: Candidato tucano busca apoio da Igreja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.